"Eu só posso ter esperança que a Rússia e os Estados Unidos cheguem a um acordo sobre o cessar-fogo e que terminem os bombardeios de médicos e hospitais. O fato de as pessoas em Aleppo sofrerem de forma tão horrível é uma situação inaceitável", disse a chanceler, discursando no Bundestag (parlamento da Alemanha) na quarta-feira (7).
A Rússia mantém consultas com os EUA para elaboração de um algoritmo de ações para uma coordenação na Síria. Os lados discutem medidas para promover a resolução do conflito, incluindo as tarefas para fortalecimento do regime de cessação de hostilidades e a interação russo-americana na luta contra grupos terroristas. Moscou já tinha declarado anteriormente que conta com a finalização desse trabalho nos próximos dias.
De acordo com Kerry, Washington e Moscou já conseguiram acordar muitas questões técnicas, relativas à resolução da situação na Síria, mas falta resolver algumas "questões difíceis". O lado russo coloca a Washington a questão do cumprimento do compromisso anterior dos EUA de realizar uma demarcação entre a oposição síria e terroristas. De acordo com o vice-chanceler russo, Sergei Ryabkov, este é o obstáculo principal à obtenção de um acordo para a saída da situação crítica em torno de Aleppo.