Bandeira da Rússia na abertura das Paralimpíadas incomoda mídia ocidental

© REUTERS / Sergio MoraesBielorrússia desfila com bandeira russa na abertura das Paralimpíadas
Bielorrússia desfila com bandeira russa na abertura das Paralimpíadas - Sputnik Brasil
Nos siga no
A mídia internacional desencadeou uma avalanche de críticas sobre a equipe paralímpica da Bielorrússia depois que um membro de sua delegação desfilou na cerimônia de abertura com a bandeira da Rússia.

De acordo com os meios de comunicação ocidentais, o ato de apoio aos atletas paralímpicos russos, excluídos dos Jogos, "estragou" a cerimônia de abertura das Paralimpíadas do Rio de Janeiro. 

Representante da equipe paralímpica da Bielorrússia com bandeira russa na cerimônia dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, 8 de setembro de 2016 - Sputnik Brasil
Bielorrússia explica por que seus atletas paralímpicos seguravam bandeira da Rússia
O jornal britânico "The Guardian", em particular, publicou que o "protesto da equipe da Bielorrússia" contra a decisão do Comitê Paralímpico Internacional de excluir a Rússia dos Jogos Rio 2016 "estragou o humor de uma brilhante, grandiosa e acolhedora cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos". "A demonstração desafiadora por parte da equipe da Bielorrússia tem desviado a atenção da cerimônia de abertura espetacular", diz a edição britânica.

O jornal Time também manifestou insatisfação com a presença da bandeira russa no estádio do Maracanã. "A união universal e a inclusão tornaram-se temas da cerimônia de abertura dos Jogos Paraolímpicos no Rio de abertura, no entanto, o gesto de um país lembrou a todos sobre quem não deve participar destes Jogos", diz o artigo.

Já a publicação do International Business Times escreveu que após a espetacular cerimônia e o membro da equipe bielorrussa "estragou o clima da cerimônia" com a bandeira russa. "O espírito festivo da cerimônia de abertura dos Jogos Paraolímpicos de 2016 no Rio foi estragado pela equipe bielorrussa", diz a edição. 

O chefe do Comitê Paraolímpico da Bielorrússia, Oleg Shepel, por sua vez, afirmou que o surgimento de bandeira russa no estádio do Maracanã não foi uma ação política, mas uma expressão de solidariedade com os atletas russos. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала