Exercícios russos Kavkaz 2016: preparação para guerra ou defesa contra provocações?

© Sputnik / Alexei Druzhinin / Acessar o banco de imagensVladimir Putin observes Kavkaz-2012 exercises
Vladimir Putin observes Kavkaz-2012 exercises - Sputnik Brasil
Nos siga no
Que guerra está sendo treinada durante o exercício Kavkaz 2016 (Cáucaso 2016), perguntou recentemente a BBC. Uma correspondente da Sputnik decidiu ver por si mesma se o exército russo representa uma ameaça verdadeira ou se simplesmente está se preparando para proteger o país.

Militares russos lançam fogo da peça de artilharia autopropulsada 2S5 Giatsint durante os exercícios na região de Primorie, Rússia, abril de 2016 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
'Se a Rússia se prepara para a guerra isso não significa que quer começar uma'
Claramente, os exercícios militares realizados no sul do país não poderiam falhar a atenção da mídia ocidental ainda antes do seu início em 5 de setembro. 

O fato mais discutido é que uma parte das manobras se realiza na Crimeia, a qual após o referendo realizado em março de 2014 voltou a ser parte da Rússia. Até foram apresentadas hipóteses de que a Rússia estaria preparando uma invasão da Ucrânia sob cobertura dos exercícios.

Outros especialistas contaram à BBC que é mais provável que a Rússia esteja treinando uma possível confrontação com a OTAN, já que muitos países do mar Negro pertencem à Aliança

Entretanto, pelo menos uma coisa é óbvia: é impossível dispensar os exercícios, já que as aptidões treinadas são usadas na prática. Na noite de ontem (7), aviões de espionagem norte-americanos penetraram na mesma região em que estão sendo realizados os exercícios Kavkaz 2016 e tentaram sobrevoar o mar Negro, mas acabaram sendo interceptados. 

Su-27 - Sputnik Brasil
Caça russo Su-27 Jet intercepta avião de espionagem dos EUA no mar Negro
Os exercícios Kavkaz 2016, que começaram em 5 de setembro e continuarão até dia 10, contando com participação de cerca de 12,5 militares, além da aviação, marinha e material militar pesado recheado de inovações.

A mídia russa também tem dados de que o presidente russo Vladimir Putin poderá comparecer no Kavkaz 2016 nos últimos dias. 

A Sputnik continuará seguindo a situação no local.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала