"Sabemos que o sistema Patriot não corresponde às exigências da guerra moderna e será modernizado, mas a empresa privada não tem dinheiro para modernização e, assim, a Polônia se tornará o patrocinador da modernização", afirmou.
Na sua opinião, se o sistema for modernizado até 2028 com dinheiro polonês, poderá se seguir mais uma etapa na compra de outra modificação do sistema. E assim continuará sem ter fim.
"Estou absolutamente seguro que não há ameaça para a Polônia. <…> Todos os contos de terror na mídia polonesa são apenas um ato de propaganda <…>", disse.
Entretanto, o especialista pergunta: o que a Polônia pode fazer para atrair a atenção dos EUA? Assinar contratos lucrativos para os EUA.
Olszewski pensa que a Polônia pode pagar $10 bilhões, mesmo que precise poupar. Entretanto, não há a certeza que este dinheiro será pago. Agora isso é uma tática bem pensada do ministro da Defesa que quer armar o exército. Entretanto, estes assuntos são mais políticos que de defesa porque as simpatias políticas nem sempre coincidem com as necessidades do Exército polonês. Além disso, a Polônia não é uma potência econômica. É muito provável que o contrato não atinja a fase de realização, concluiu o analista.