Segundo realtos da mídia norte-americana, os EUA utilizarão o avião especializado Boeing WC-135 para o reconhecimento e recolhimento de micro elementos e partículas radioativas para estudar se eles têm sinais de um teste nuclear.
Atualmente, a Força Aérea dos Estados Unidos têm dois aviões WC-135, que estão localizados em uma base aérea no estado de Nebraska, bem como estações terrestres que também vão estudar a radiação no ar. Além disso, foi informado que a Força Aérea do Japão também enviará quatro aviões para avaliar a presença de radiação.
Na manhã desta sexta-feira (9) foi relatada uma explosão, que inicialmente foi considerada um terremoto, próxima a um polígono nuclear da Coreia do Norte.
Posteriormente, as autoridades norte-coreanas confirmaram ter ralizado um teste nuclear bem sucedido — o quinto desde 2006- afirmando que a ogiva testada poderia ser instalada em mísseis balísticos.
Segundo dados militares sul-coreanos, a potência da bomba poderia ser de 10 toneladas de quilotóns, se tornando o maior teste nuclear da história da Coreia do Norte.