A solid critique about @facebook editorial policy from @Aftenposten. #DearMark #journalism #sociamediamarketing https://t.co/uAuRqW89ey
— Allen Plummer (@MktrAllen) 9 сентября 2016 г.
Na quinta-feira (8), o Aftenposten, maior jornal da Noruega, publicou uma carta aberta de primeira página ao fundador da rede social criticando a decisão da empresa de remover a foto histórica, acusando Zuckerberg, que segundo o editor do jornal, é “o mais poderoso editor do mundo”, de “abuso de poder” no comando do site que se tornou o maior distribuidor de notícias e informações do mundo.
"Estou chateado, decepcionado — bem, na verdade, até mesmo temeroso – com o que você está prestes a fazer com um dos pilares da nossa sociedade democrática", escreveu Espen Egil Hansen, autor da carta aberta e editor-chefe do Aftenposten. "Preocupa-me que o veículo mais importante do mundo está limitando a liberdade em vez de tentar estendê-la, e que isto acontece ocasionalmente de forma autoritária".
A imagem foi removida pelo Facebook e Egeland foi suspenso da rede social, após publicá-la novamente. Quando posteriormente o Aftenposten relatou o caso – com a mesma imagem em seu artigo –, ouviu do Facebook a sugestão "remover ou pixelizar" a foto.
De acordo com os algoritmos usados pela companhia, todas as imagens de pessoas exibindo genitálias ou nádegas totalmente nuas ou seios femininos totalmente nus são removidas da rede.
“Escute, Mark, isso é sério. Primeiro você cria regras que não distinguem pornografia infantil de fotografias de guerra famosas. Depois você coloca essas regras em prática sem abrir espaço para bom julgamento. Por fim, você censura as críticas e discussões sobre a decisão, e pune a pessoa que se atreve a criticar”, acusou Hansen. “A mídia tem a responsabilidade de considerar a publicação em todos os casos. Esta talvez seja uma grande responsabilidade. Cada editor deve pesar os prós e contras. Esse direito e dever, que todos os editores no mundo têm, não podem ser minados por algoritmos codificados no seu escritório na Califórnia”.
Listen, Zuckerberg, this is serious. @eghan #NapalmGirl #Facebook #Aftenposten #DearMark https://t.co/gpap93D7ZP pic.twitter.com/BZ75BjdwG1
— Nina Selbo Torset (@ninaselbo) 9 сентября 2016 г.