- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Governo brasileiro repudia teste nuclear da Coreia do Norte

© AP Photo/Ahn Young-joonAs telas de TV mostram apresentadora norte-coreana lendo comunicado do Instituto armas nucleares do Norte sobre o teste nuclear
As telas de TV mostram apresentadora norte-coreana lendo comunicado do Instituto armas nucleares do Norte sobre o teste nuclear - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Itamaraty condenou veementemente o novo teste nuclear realizado nesta sexta-feira (9) pela República Popular Democrática da Coreia, considerado como o maior teste de sua história.

Vendedor em Seul assiste notícia sobre teste nuclear realizado pela Coreia do Norte, 9 de setembro de 2016 - Sputnik Brasil
Coreia do Norte realiza maior teste nuclear da sua história
Através de nota, o governo brasileiro considerou inaceitável a questão de que arsenais atômicos ainda desempenhem papel importante em doutrinas militares, e que o país apoia as críticas do Conselho de Segurança das Nações Unidas em relação aos recentes lançamentos de mísseis balísticos conduzidos por Pyongyang.  

"Como firme defensor de um mundo livre de armas de destruição em massa, o Brasil reprova atitudes que violem as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e aumentem a tensão na Península Coreana."

De acordo com o ministério das Relações Exteriores, "a falsa noção de que tais armas aumentam a segurança de um país mina o regime internacional de desarmamento e não proliferação nuclear, além de enfraquecer a credibilidade do Tratado de Não Proliferação Nuclear e prejudicar os esforços para a entrada em vigor do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares."

A notícia sobre a realização dos testes foi confirmada em  Pyongyang, na capital norte-coreana, através de uma edição especial do canal de televisão Central da Coreia do Norte. Após o lançamento dos mísseis, foram detectados tremores de magnitude 4,8 a 5,3 na península da Coreia. 

A emissora ainda informou que a Coreia do Norte vai continuar a desenvolver o programa nuclear.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала