Acusado de manter contas secretas no exterior e de mentir sobre a existência das mesmas à CPI da Petrobras, Cunha foi notificado na última quinta-feira, pelo Diário Oficial da União, sobre a sessão na qual será votada a sua cassação. O ex-presidente da Câmara e principal responsável pelo início do processo que culminou com o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff disse que irá pessoalmente fazer a sua própria defesa na Casa.
O espírito de vingança, que motivou a abertura do impeachment, agora ameaça se voltar contra Eduardo Cunha https://t.co/kU69PB5CRZ
— Bernardo MelloFranco (@BernardoMF) 9 сентября 2016 г.
Plenário nega pedido de anulação de processo disciplinar contra Eduardo Cunha na Câmara. Leia mais: https://t.co/0k24XOG7Uu
— STF (@STF_oficial) 8 сентября 2016 г.
Confirmada a sessão, o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), temendo falta de quórum, como normalmente acontece às segundas, anunciou que a votação só ocorrerá com a presença de pelo menos 420 dos 513 deputados no plenário, e ameaçou descontar do salário daqueles parlamentares que não comparecerem. Mas isso não convenceu a todos. Muitos acham que a data e o horário marcados podem beneficiar Cunha, que precisa de ao menos 257 votos para ser cassado.
Horário ruin, hein? Rodrigo Maia marcou para as 19h de segunda-feira a sessão de votação do pedido de cassação de Eduardo Cunha.
— Rosane de Oliveira (@rosaneoliveira) 6 сентября 2016 г.
Vexame: Rodrigo Maia agora fala em salvar Cunha https://t.co/dj4WHulh3y via @brasil247
— Fora Temer! (@PatativaMoog) 4 сентября 2016 г.
Em clima de eleições por todo o país, e com infinitos pedidos populares pela cassação, muitos parlamentares aliados do peemedebista decidiram retirar o seu apoio nos últimos dias...
CUNHA, TUDO TEM UM PREÇO - via @revistaforum
— CUT Brasil (@CUT_Brasil) 8 сентября 2016 г.
Aliados de Cunha o abandonam e tendem a votar a favor da cassação https://t.co/zy64FLshq3
Mas os mais fiéis seguem tentando diferentes manobras para salvar de alguma forma o ex-presidente da Câmara.
No @BomDiaBrasil, vamos falar do caso Eduardo Cunha. Aliados querem emplacar punição mais branda. Votação será na segunda.
— giuliana morrone (@giulianamorrone) 9 сентября 2016 г.
Em meio a tudo isso, boa parte da população permanece desconfiada sobre o que pode acontecer. Ou não acontecer.
Segunda-feira, 12 set 2016
— Lucas Pereira (@desatualidades) 8 сентября 2016 г.
Cunha:
a) É cassado e cai atirando no 1º escalão de Temer;
b) É absolvido e o "Fora Temer" sai do controle de vez
@padrezezinhoscj Enquanto isso, estamos a um passo de ver Cunha ser absolvido na câmara por gratidão a abertura do processo do impitchman.
— Aline Guimarães (@AlineG86) 9 сентября 2016 г.
A expectativa para a conclusão dessa polêmica e enrolada novela política é tão grande que qualquer cenário parece possível para os brasileiros.
@desatualidades O Cunha é um homem bomba... Ele fica pra manter o silêncio e esculhambar de vez com o que sobrou do Brasil!
— Andreoli (@andreoli69) 8 сентября 2016 г.
Caso não seja cassado, Cunha, conhecido por sua incrível habilidade de conseguir quase tudo o que quer no Congresso, poderá pensar com mais calma nos seus novos planos...
A Situação pode piorar: Imagine se o Cunha é absolvido,volta presidente da câmara ,destitui seu "amigo" e vira Presidente da República.
— Monna_Bolt (@kiszsy_95) 4 сентября 2016 г.
Se os seus colegas decidirem mesmo pela cassação, o que ele poderá fazer?
Pela quantidade de manobras que o Cunha tenta/faz ele já teria emprego garantido como flanelinha.
— Felipe (@_ribeiirofelipe) 5 сентября 2016 г.