- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Contagem regressiva para julgamento de Eduardo Cunha agita as redes

© Lula Marques/ AGPTEduardo Cunha fala na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara
Eduardo Cunha fala na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara - Sputnik Brasil
Nos siga no
A três dias do início da sessão que decidirá o futuro do deputado afastado Eduardo Cunha, políticos, analistas e eleitores utilizam as redes sociais para se manifestar sobre o que esperam da votação da próxima segunda-feira, 12.

Acusado de manter contas secretas no exterior e de mentir sobre a existência das mesmas à CPI da Petrobras, Cunha foi notificado na última quinta-feira, pelo Diário Oficial da União, sobre a sessão na qual será votada a sua cassação. O ex-presidente da Câmara e principal responsável pelo início do processo que culminou com o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff disse que irá pessoalmente fazer a sua própria defesa na Casa.

Em um último esforço para evitar a realização do pleito da próxima semana, o parlamentar chegou a entrar com um Mandado de Segurança junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a tramitação da representação que recomenda a cassação do seu mandato, mas a maioria dos ministros negou o pedido de anulação. 

Confirmada a sessão, o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), temendo falta de quórum, como normalmente acontece às segundas, anunciou que a votação só ocorrerá com a presença de pelo menos 420 dos 513 deputados no plenário, e ameaçou descontar do salário daqueles parlamentares que não comparecerem. Mas isso não convenceu a todos. Muitos acham que a data e o horário marcados podem beneficiar Cunha, que precisa de ao menos 257 votos para ser cassado.

Em clima de eleições por todo o país, e com infinitos pedidos populares pela cassação, muitos parlamentares aliados do peemedebista decidiram retirar o seu apoio nos últimos dias...

Mas os mais fiéis seguem tentando diferentes manobras para salvar de alguma forma o ex-presidente da Câmara.

Em meio a tudo isso, boa parte da população permanece desconfiada sobre o que pode acontecer. Ou não acontecer. 

A expectativa para a conclusão dessa polêmica e enrolada novela política é tão grande que qualquer cenário parece possível para os brasileiros. 

Caso não seja cassado, Cunha, conhecido por sua incrível habilidade de conseguir quase tudo o que quer no Congresso, poderá pensar com mais calma nos seus novos planos...

Se os seus colegas decidirem mesmo pela cassação, o que ele poderá fazer?

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала