Obama condena testes nucleares da Coreia do Norte e promete mais sanções

© AP Photo / Susan WalshBarack Obama, presidente dos EUA
Barack Obama, presidente dos EUA - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou nesta sexta-feira (9) que conversou com os colegas do Japão e da Coreia do Sul sobre o teste nuclear norte-coreano e as partes concordaram em trabalhar com a comunidade internacional na adoção de novas sanções contra Pyongyang.

"Nós concordamos em trabalhar com o Conselho de Segurança da ONU e a comunidade internacional para adotar passo adicionais significativos, incluindo novas sanções para demonstrar à Coreia do Norte que existem consequências para suas ações ilegais e perigosas", disse Obama em um comunicado na sexta-feira.

"Os Estados Unidos condenam fortemente o teste nuclear da Coreia do Norte de 9 de setembro, o que representa uma séria ameaça à segurança regional e à estabilidade internacional", disse o presidente dos EUA.

Vendedor em Seul assiste notícia sobre teste nuclear realizado pela Coreia do Norte, 9 de setembro de 2016 - Sputnik Brasil
Coreia do Norte realiza maior teste nuclear da sua história
Obama observou que a Coreia do Norte é o único país que realiza testes nucleares no século XXI. "Eles estão em flagrante violação da Convenção das Nações Unidas, o que os Estados Unidos jamais aceitarão", acrescentou. 

Na manhã desta sexta-feira (9) foi relatada uma explosão, que inicialmente foi considerada um terremoto, próxima a um polígono nuclear da Coreia do Norte. 

Posteriormente, as autoridades norte-coreanas confirmaram ter ralizado um teste nuclear bem sucedido — o quinto desde 2006- afirmando que a ogiva testada poderia ser instalada em mísseis balísticos.  Segundo dados militares sul-coreanos, a potência da bomba poderia ser de 10 toneladas de quilotóns, se tornando o maior teste nuclear da história da Coreia do Norte. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала