Rússia e EUA anunciam planos para acabar com a violência na Síria

© AFP 2023 / FABRICE COFFRINI Encontro de Kerry e Lavrov com o enviado da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, em Genebra
Encontro de Kerry e Lavrov com o enviado da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, em Genebra - Sputnik Brasil
Nos siga no
Após um longo encontro em Genebra, o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado dos EUA, Jonh Kerry, anunciaram nesta sexta-feira um novo plano para conter a violência na Síria.

"Nós devemos ir atrás desses terroristas. Não indiscriminadamente, mas de maneira sistemática", afirmou Kerry em declarações à imprensa. 

Washington e Moscou pediram que todos os lados honrem com o compromisso nacional para cessar as hostilidades a partir do próximo dia 12. Isso envolve a suspensão de todos os ataques, incluindo os aéreos.

Soldado sírio observa território na província de Quneitra - Sputnik Brasil
Cessar-fogo na Síria já foi adotado por 592 assentamentos

O acordo também inclui acesso humanitário irrestrito nas áreas de necessidade, como Aleppo. Segundo Kerry, os EUA esperam que a Rússia possa garantir que Damasco respeite esse acordo de trégua. 

Lavrov, por sua vez, destacou que ainda existe uma falta de confiança entre Moscou e Washington na cooperação e nas negociações em torno da Síria. Mas ele explicou que a prioridade máxima desse novo acordo é reconfirmar o regime de cessar-fogo, sublinhando que russos e americanos irão trabalhar com todas as partes para garantir a cessação das hostilidades. Uma vez que isso for alcançado, um centro de implementação conjunto será estabelecido. Este será utilizado para rastrear os terroristas e separá-los dos grupos que fazem parte da chamada oposição moderada, o que permitirá a realização de ataques conjuntos das forças aéreas dos dois países contra os extremistas. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала