Segundo informação do ministro do Desenvolvimento do Extremo Oriente Aleksandr Galushka, uma empresa conjunta será responsável por colocar um cabo de energia atravessando todo o mar do Leste para ilha principal japonesa de Honshu.
"Os parceiros japoneses sugeriram a elaboração detalhada do plano para criar uma empresa conjunta russo-japonesa entre a SoftBank e a Rosset. Nós apoiamos este compromisso", disse o ministro, acrescentando que o Banco Japonês de Cooperação Internacional estava pronto para se juntar à iniciativa.
"Nós discutimos o projeto do anel energético <…> que irá fornecer energia para o Japão a partir do Extremo Oriente russo. Os parceiros japoneses acreditam que seria mais viável estabelecer uma rota de abastecimento direto para a ilha de Honshu", explicou Galushko os planos conjuntos.
O projeto do 'anel energético asiático' visa unificar as redes de eletricidade da Rússia, Japão, Coreia do Sul, China e Mongólia. O anel deverá ser constituído por várias pontes de energia entre as redes elétricas nacionais.