Na cerimônia oficial de lançamento da pedra fundamental, o diretor-geral da corporação russa Rosatom Sergei Kirienko informou:
"A construção do primeiro reator demonstrou que a Rússia cumpre sempre suas obrigações perante os parceiros estrangeiros, independentemente das mudanças do clima político."
Durante o evento o vice-presidente do Irã Eshaq Jahangiri anunciou que o terceiro reator da usina nucelar Bushehr começará sendo construído pelo Irã, com ajuda da Rússia, a partir de 2018.
Segundo Kirienko, "a segunda fase do projeto representa a contribuição prática da Rosatom para ampliação dos contatos russo-iranianos".
Ao mesmo tempo, ele ressalta a importância desta iniciativa que visa "fortalecer a posição da Rússia no mercado de tecnologias nucleares" no Oriente Médio.
#Iran, #Russia inaugurate construction of 2 new nuclear facilities in #Bushehr. pic.twitter.com/OvgvJKg5Z5
— Mehr News Agency (@MehrnewsCom) 10 сентября 2016 г.
O vice-presidente da Organização de Energia Atômica do Irã Ali Akbar Salehi prevê que o uso de cada novo reator permitirá ao Irã economizar até 11 milhões de barris de petróleo por ano.
A usina nuclear iraniana Bushehr, que funciona sob controle da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), foi construída em 1995 por especialistas russos. A usina nuclear, com um reator de água pressurizada de 1.000 megawatts, foi conectado à rede elétrica em 2011 e alcançou sua capacidade plena no ano seguinte.
O custo estimado do projeto Bushehr atinge 10 bilhões de dólares e sua realização vai demorar 10 anos.