"Conforme os acordos correspondentes, hoje às 19h00 (horário de Moscou, às 13h00, horário de Brasília) se reinicia o cessar-fogo em todo o território da República Árabe da Síria. Para assegurá-lo a parte russa já realizou todos os trabalhos necessários", disse o chefe da Direção-Geral Operacional do Estado-Maior do Exército russo, Sergei Rudskoy.
"O Ministério da Defesa russo continua organizando o diálogo entre as partes do conflito sírio. Agora cada vez mais povoações e unidades da oposição síria se envolvem [neste processo]", afirmou o militar russo.
Ao mesmo tempo, o acordo atingido prevê a continuação da luta antiterrorista na Síria.
"A Força Aeroespacial russa continuará atacando posições dos terroristas em território sírio. Para definir os alvos de ataques, as partes russa e norte-americana criarão um Centro de Ação Conjunto que permitirá coordenar os ataques da Força Aeroespacial russa e da aviação da coalizão liderada pelos EUA", disse Rudskoy.
Na sexta-feira (9), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, anunciaram o plano destinado a reduzir a violência na Síria que inclui um cessar-fogo de 7 dias e que deve se tornar permanente.
O acordo prevê a criação de uma zona desmilitarizada ao redor da cidade síria de Aleppo, bem como a cooperação estreita entre a Rússia e os EUA para realizar ataques contra a Frente al-Nusra e o Daesh (proibido na Rússia).