"A Coreia do Norte possui um túnel, onde pode ser realizado um novo teste nuclear", a agência Yonhap cita palavras do representante do Ministério da Defesa da República da Coreia, Mun San Gun.
"De acordo com avaliações da inteligência dos EUA e Coreia do Sul, [a Coreia do Norte] está pronta para efetuar novos testes nucleares na região de Phungeri a qualquer momento", acrescentou ele.
A realização do maior teste nuclear da história da Coréia do Norte alarmou as autoridades do Japão, EUA, Coreia do Sul e vários países europeus. O Ministério do Exterior russo informou que Moscou insiste que Pyongyang pare de realizar feitos perigosos, cumpra as exigências do Conselho de Segurança da ONU e abandone completamente programas de mísseis e armas nucleares.
As autoridades norte-coreanas têm afirmado repetidamente que o programa nuclear é uma resposta às ações agressivas dos Estados Unidos. Pyongyang ressaltou sua intenção de continuar desenvolvendo novas armas.
Na terca-feira (13) em Seul, será realizada uma reunião entre representantes especiais dos EUA e da Coreia do Sul sobre a Coreia do Norte. Após a reunião, Song Kim e Kim Hong Gun informarão à mídia sobre tomada de medidas para retaliação contra Pyongyang.