"Acontece todavia que S.Excia. – como é público e notório – no exercício de suas funções judicantes, tem-se mostrado extremamente leniente com relação a casos de interesse do PSDB e de seus filiados, tanto quanto extremamente rigoroso no julgamento de casos de interesse do Partido dos Trabalhadores e de seus filiados, não escondendo sua simpatia por aqueles e sua ojeriza por estes", diz o pedido que será protocolado no Senado Federal, divulgado no site oficial do Partido dos Trabalhadores (PT).
Segundo o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, um dos nomes que assinam o pedido, "a partidarização do judiciário é uma ameaça à República, ainda mais sendo este poder o único que não é eleito pela população".
“Um dos exemplos dessa contaminação é a conduta irregular do ministro Gilmar Mendes, o qual, sem disfarces, ali atua como líder de uma facção partidária, agredindo os princípios constitucionais da impessoalidade e da imparcialidade, além de desafiar permanente e deliberadamente os limites comportamentais estabelecidos pela Lei Orgânica da Magistratura Nacional”, acrescentou Amaral.