"Não podemos aceitar a violação dos valores primordiais da União Europeia. Países, como a Hungria, que estão construindo barreiras contra refugiados, limitam a liberdade de imprensa e independência do poder judicial, devem ser expulsos da União Europeia temporariamente ou para sempre", acrescentou político em entrevista ao jornal Die Welt.
German FM Steinmeier said he did not share the view of his #Luxembourg counterpart that #Hungary should be excluded from the #EU — @Reuters
— Dana Regev (@Dana_Regev) 13 сентября 2016 г.
Segundo Asselborn, a política da Hungria com relação aos imigrantes é perigosa. Daqui a um tempo o país vai "começar a fuzilar refugiados" que tentarem atravessar as barreiras na fronteira, acrescenta.
Luxembourg's foreign minister says Hungary should leave EUhttps://t.co/bL46yJbles pic.twitter.com/zbYIXKi5S4
— POLITICO Europe (@POLITICOEurope) 13 сентября 2016 г.
Ministro das Relações Exteriores de Luxemburgo acrescentou que se a decisão de integração da Hungria à União Europeia tivesse sido tomada nos dias atuais, o país não teria chance alguma.
If a country chooses the Democratic WILL of its CITIZENS, EU EXCLUDES THEM?Exclude Hungary from EU, says Asselborn https://t.co/RlLbwWeMl5
— THE CORRUPT 1% (@udouseless) 13 сентября 2016 г.
No final de agosto, autoridades da Hungria comunicaram sobre a intenção de construir cercas na fronteira com a Sérvia, afirmando que isso iria ajudar a conter o fluxo incontrolado de refugiados.