"A campanha convocando o Presidente Obama a perdoar Edward Snowden antes de terminar seu mandato será lençada em uma entrevista coletiva em Nova York na próxima quarta-feira (14). O evento incluirá Edward Snowden através de video conferência de Moscou", informou a organização.
Em 2013, Snowden revelou documentos secretos a repórteres expondo práticas de espionagem em massa do governo dos EUA internamente e internacionalmente. Snowden enfrenta acusações do governo norte-americano de espionagem e roubo de propriedade do governo que poderiam lhe causar uma pena de até 30 anos na prisão.
Em entrevista ao jornal The Guardian, Snowden argumentou que ele deveria receber perdão porque suas revelações dos programas secretos dos EUA foram "vitais" para o entendimento público do seu governo.
Em 2014, Snowden recebeu uma permissão de residência de três anos do governo russo. Seu advogado, Anatoly Kucherena, fez um apelo a Obama para perdoar o ex-agente da NSA e "fazer valer" o seu Prêmio Nobel da Paz.