O computador "Voshod" foi criado especialmente para o Exército russo. O representante oficial da OPK, Leonid Hozin, declarou nesta quarta-feira (14) à agência RIA Novosti que as Forças Armadas do país mostram interesse pela inovação.
O prazo de exploração do computador é pelo menos 30 anos. Visto que agora que o prazo de vida útil dos computadores em uso está chegando ao fim, os militares estão interessados no novo equipamento.
"O [novo] computador é destinado para garantir o trabalho dos postos de comando de diferentes níveis, inclusive em condições climáticas extremas, com temperaturas entre —60 e +55 graus [Célcios]", notou Hozhin.
Segundo o representante da empresa, integrada na corporação estatal Rostec, o novo equipamento é muito sólido, capaz de resistir à areia, poeira, água e forte influência mecânica.
A plataforma do "Voshod" pode ser usada como elemento básico das redes de tablets militares, celulares ou computadores de mesa, podendo se tornar em supercomputador, já que o número dos seus núcleos pode ser aumentado até 1.000.