Ao mesmo tempo, o alto diplomata sublinhou que atualmente o cessar-fogo acordado entre os EUA e a Rússia parece estar no geral sendo respeitado o que "cria uma nova centelha de esperança".
"Perdemos a paz na Síria antes mesmo da guerra começar," declarou ele na entrevista ao site alemão Zeit Online.
O diplomata explicou que o Ocidente falhou em muito devido às ações de "manifestantes e democratas" da Primavera Árabe.
O acordo alcançado na última sexta-feira (9) entre o chanceler americano John Kerry e o seu homólogo russo Sergei Lavrov, em Genebra, prevê a redução da violência por um período de sete dias e a intensificação da entrega de ajuda humanitária.
Se a trégua for observada, os exércitos dos Estados Unidos e da Rússia começarão a coordenar os ataques aéreos contra militantes da Frente al-Nusra e do Daesh (Estado Islâmico) em uma área acordada.
Segundo Steinmeier disse ao site alemão, a coordenação planejada no âmbito do acordo bilateral é vista com bastante otimismo.
"Os russos querem uma cooperação igual com os americanos e os americanos estão prontos para cooperar caso os russos assegurem que o presidente Assad respeitará o cessar-fogo", disse o alto diplomata alemão.
Mesmo assim, Steinmeier destacou que o acordo bilateral sobre a trégua é só um primeiro passo num caminho longo de pacificação da região e que as negociações sobre uma solução política para a crise devem ser retomadas o mais breve possível.