Colega de partido de Ivan Valente, o Deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) elogiou a iniciativa do parlamentar, afirmando em entrevista à Sputnik que um episódio como este se reveste de forte gravidade:
Segundo Chico Alencar, o Ministério Público de São Paulo também manifestou preocupação pela presença do militar junto aos jovens que participaram das manifestações. Os promotores, a exemplo dos parlamentares, também aguardam esclarecimentos.
De sua parte, a Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo foi igualmente oficiada e negou ter conhecimento de que um oficial do Exército estaria acompanhando as manifestações nas quais um grupo de jovens foi detido e posteriormente liberado pela Polícia após prestar informações.
Segundo informações que circularam logo após a identificação do Capitão William Pina Botelho, ele teria utilizado o perfil Balta nas redes sociais para manter contatos com os jovens que participariam daquelas manifestações. Nas fotos desse perfil, Balta aparecia sem óculos, de barba e em trajes despojados, ao contrário das fotos em que se mostra com sua verdadeira caracterização, utilizando uniforme do Exército, óculos e sem qualquer vestígio de barba.