A embarcação tem um comprimento de 50 metros e 12 metros de largura, é capaz de transportar um helicóptero e 100 membros da tripulação. Está até sendo planejada a instalação de uma faixa a bordo do navio dizendo: "Vão para a Baía dos Porcos; o Golfo Pérsico é a nossa casa", expressando assim a atitude do Irã frente à presença de navios militares dos EUA na região.
A alusão à Baía dos Porcos se refere à invasão militar fracassada de Cuba em 1961, encabeçada pelos EUA. Não há muito tempo, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou uma resolução que diz que as ações militares do Irã estão escalando a situação na região.
"O Golfo Pérsico é a nossa casa. São os norte-americanos que devem explicar porque é que eles vieram para cá do outro lado do mundo para fazer jogos militares", declarou o líder supremo do Irã, Ali Khamenei.
Iran Wants To Make Its Navy Seem More Powerful With This New Ship https://t.co/RoVseHt22g pic.twitter.com/ieuefk0t3f
— Popular Science (@PopSci) 15 сентября 2016 г.
Segundo Ali Fadavi, almirante da Marinha do Irã, os EUA não têm razão para permanecer no Golfo Pérsico e isso vai ser sempre considerado como o fator da insegurança na região.
Em Agosto, um navio militar dos EUA operando nas águas do Golfo Pérsico disparou três tiros de aviso em direção de um navio iraniano. Em resposta, em janeiro, dez marinheiros norte-americanos foram detidos pelas autoridades iranianas por se encontrarem nas águas territoriais do Irã.