A notícia foi divulgada na quarta-feira pela mídia russa, citando o líder da expedição "Profundezas do Altai 2016", Stanislav Kuptsov.
В пещере Кек-Таш на Алтае ученые нашли четыре новых вида животных: Не обошлось бе… https://t.co/FwJWTb6d95 #наука #научный
— #Science News #Наука (@ScienceNewz) 15 сентября 2016 г.
"Durante a expedição, filmamos 330 gigabytes de material subterrâneo para o filme sobre a caverna exclusiva Kek-Tash. Também descobrimos quatro espécies de animais antes desconhecidas pela ciência. Elas são troglóbios, pequenos crustáceos que vivem em cavernas", relatou Stanislav Kuptsov sobre os resultados da expedição.
Четыре новых вида фауны нашли специалисты РГО в сибирской пещере Кек-Таш https://t.co/XYaS1DflHu pic.twitter.com/B19DYs91Pc
— Jenkers News (RUS) (@jenkers_ru) 14 сентября 2016 г.
Espeleólogos russos também descobriram na caverna um novo sistema de galerias de 542 metros de comprimento, que foi nomeada galeria Sevastopol.
"A região de Altai possui todas as condições geológicas para encontrarmos cavernas mais profundas na Rússia", disse o líder da expedição.
Hoje a caverna mais profunda da Rússia é a Gorlo Barloga (A garganta de Balrog, em português) que tem mais de 850 metros de profundidade.