Quando María tinha oito anos, ela sonhava cantar no coral da escola. No entanto, ela não consegui passar o casting. "O psicólogo da escola disse que as meninas com excesso de peso não parecem bem no palco e recomendou que seguisse uma dieta", disse à Sputnik Mundo a fundadora da agência de modelos.
"E então eu percebi: isto pode ser fatal", relatou Donoso. Este era o limite, a seguir só havia a morte. "Percebi que isso não podia continuar. Eu desisti", diz a modelo.
A partir dessa altura, María Donoso começou uma nova vida. Ela fundou uma agência de modelos plus size. Em 2012, quando a agência abriu, não havia nada de semelhante na América Latina.
"Eu queria criar um lugar em que reinasse uma atmosfera amigável, onde as mulheres não tivessem complexos. Eu queria mostrar uma outra imagem de feminilidade e beleza, livre de estereótipos. Ajudar as mulheres a atingir seu potencial para as mulheres sentirem sua atratividade."
Até à data, María lançou sua linha de perfumes e uma linha de moda. O objetivo permanece o mesmo: combater os estereótipos que ameaçam a saúde das mulheres. "Estamos fazendo a mulher se sentir segura e desenvolver seus próprios critérios de beleza. A missão da nossa empresa é trazer de volta a autoestima às mulheres com excesso de peso. Fazemos roupas elegantes para mulheres grandes. Todos nós podemos estar na moda, independentemente do contexto de teu corpo", resumiu María Donoso.