Obama se reunirá com o Santos para discutir a paz com as FARC

© REUTERS / Jorge CabreraJuan Manuel Santos, presidente de Colombia
Juan Manuel Santos, presidente de Colombia - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente dos EUA, Barack Obama, se reunirá na quarta-feira que vem, nas margens da Assembleia Geral das Nações Unidas, com o seu colega da Colômbia, Juan Manuel Santos, para discutir o acordo de paz entre o governo colombiano e as FARC.

Guerrilha das FARC em frente a um cartaz criticando o Plano Colômbia - Sputnik Brasil
FARC começam a abandonar zonas de controle da guerrilha
"Vamos discutir a situação geral sobre o acordo de paz e como nós (os EUA) podemos contribuir para a sua implementação", disse nesta sexta-feira o vice-conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Ben Rhodes, comentando a agenda da viagem de Obama na próxima semana.

Os presidentes decidiram se reunir em Nova York após Obama ter telefonado para Santos e por ocasião da futura assinatura do acordo de paz com as FARC.

Em 24 de agosto, o governo colombiano e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), anunciaram que, depois de quase quatro anos de negociações em Havana, chegaram ao fim os diálogos de paz para terminar com o conflito de quase cinquenta anos no país. O grupo insurgente vai iniciar sua transição para um partido político.

No dia 26 de setembro, ambos os lados assinarão um protocolo do Acordo de Paz Final. Já no dia 02 de outubro acontecerá em toda a Colômbia um plebiscito pela paz, no qual os colombianos decidirão se apoiam ou não os acordos firmados entre o governo e as FARC em Havana.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала