'União Europeia pode aplicar sanções contra Ucrânia'

© Sputnik / Yevgenia NovozheninaMonumento da Independencia em Kiev, Ucrânia
Monumento da Independencia em Kiev, Ucrânia - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os políticos europeus aumentam a pressão sobre Kiev no que diz respeito a regularização em Donbass. A falta de progresso na realização dos acordos por parte da Ucrânia pode levar a União Europeia a introduzir mais sanções, mas desta vez não contra a Rússia, mas contra a Ucrânia.

Presidente russo, Vladimir Putin e premiê Dmitry Medvedev durante visita à Crimeia, 15 de setembro de 2016 - Sputnik Brasil
Ucrânia se indigna com visita de Putin e Medvedev à Crimeia
Na quarta-feira (14), os ministros das Relações Exteriores da França e Alemanha, Jean-Marc Ayrault e Frank-Walter Steinmeier, anunciaram um plano de regularização da situação em Donbass. Os ministros declararam que as questões de segurança devem ser resolvidas simultaneamente com os aspetos políticos. A UE espera que a Ucrânia adote a lei sobre o estatuto especial de Donbass e assegure condições para a realização de eleições em repúblicas autoproclamadas.

O analista político ucraniano, Konstantin Bondarenko, disse em entrevista para a publicação ucraniana Vesti que o Ocidente precisa demonstrar que o processo de regularização avança para ter a oportunidade de levantar as sanções aplicadas contra a Rússia. Neste contexto, a Europa está cada vez mais irritada com Kiev e pode vir a introduzir sanções contra os políticos ucranianos que apelam para o boicote dos acordos de Minsk.

Kiev, Ucrânia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Kiev impõe condições para realizar eleições parlamentares russas na Ucrânia
Segundo Bondarenko, a UE pode bloquear contas e bens de políticos ucranianos no estrangeiro, bem como limitar a sua entrada na UE.

Assim, o presidente ucraniano Pyotr Poroshenko vê-se numa situação difícil entre as autoridades europeias e os radicais ucranianos, afirma o cientista político Nikolai Spiridonov.

A realização das eleições nas repúblicas autoproclamadas de Donbass é um dos assuntos-chave da regularização do conflito em Donbass segundo os acordos de Minsk. Primeiramente, as eleições foram marcadas para 2015 mas, depois, foram adiadas. As autoridades ucranianas não cumpriram até agora as suas obrigações.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала