"Acreditamos que a Coreia do Norte tenha testado as capacidades do mais novo motor de alta potência, que pode ser usado nos mísseis de longo alcance", comunica a Yonhap, citando fontes do Exército da Coreia do Sul.
Is North Korea preparing to launch another long-range rocket? Fresh fears as Kim Jong-un supervises satellite test https://t.co/6C25EFg4DX pic.twitter.com/tFGFzhcFPt
— Daily Mirror (@DailyMirror) 20 сентября 2016 г.
Entretanto, se aponta que "é preciso fazer uma análise adicional para perceber se o último teste foi bem-sucedido".
No mesmo dia, a Coreia do Norte tinha comunicado sobre o teste bem-sucedido do novo motor que é capaz de lançar para órbita foguetes-portadores com satélites. O teste foi realizado sob a ordem de Kim Jong-un, mas não se sabe a data exata quando ocorreu.
Se comunica que Kim Jong-um teria pedido a cientistas e engenheiros que preparassem o mais rápido possível o lançamento de novos satélites no contexto das sanções e de tentativas dos países adversários de pressionar a Coreia do Norte.
North Korea Tests Missile Engine, Possibly Intended for an ICBM https://t.co/tk8WbpeS7q pic.twitter.com/k7dzmrxl7d
— The Diplomat (@Diplomat_APAC) 20 сентября 2016 г.
A comunidade internacional receia que a Coreia do Norte esteja na verdade desenvolvendo intensivamente mísseis balísticos, que podem ser equipados com ogivas nucleares. O último teste nuclear realizado no dia 9 de setembro pela Coreia do Norte, apesar das sanções do Conselho de Segurança da ONU, só reforça esta convicção.
North Korea's ground test of rocket engine is 'a success' https://t.co/uLMxXoVt48
— BBC News (World) (@BBCWorld) 20 сентября 2016 г.
Agora está sendo discutida a possibilidade de adopção das novas medidas contra Pyongyang, não obstante os norte-coreanos declararem que vão continuar a realizar testes nucleares para se defender da ameaça por parte dos EUA.