O lançamento foi efetuado às 14 horas de ontem, horário de Brasília, a partir do polígono de Chandipur, no estado de Odisha. Em breve deverão ser realizados mais lançamentos desse míssil.
Esta é a segunda série de testes do míssil nos últimos meses. No fim de junho e início de julho a Índia realizou três lançamentos de Barak 8 que foram considerados como bem-sucedidos, mas, de acordo com a mídia, durante o segundo lançamento o míssil descaiu não tendo alcançado uma altitude superior a 500 metros.
Barak-8 surface to air missile, developed jointly by India & Israel, successfully test fired today in Odisha.. pic.twitter.com/tbn7HZT9HY
— Praveen Upadhyaya (@PraveenraoU) 20 сентября 2016 г.
O desenvolvimento do míssil Barak 8 é da autoria da empresa DRDO indiana e das Indústrias Aeroespaciais de Israel (IAI). O míssil pesa cerca de 300 kg e é capaz de abater qualquer alvo aéreo a uma distância de até 70 km.
Congratulations DRDO on the successful test firing of Indo-Israeli surface to air missile Barak 8: President Pranab Mukherjee https://t.co/tkbN5JIjyn
— TIMES NOW (@TimesNow) 20 сентября 2016 г.
A empresa indiana Bharat Dynamics já afetou recursos produtivos que permitirão fabricar cerca de 100 mísseis por ano.