"Estas operações vão abrir o caminho para a libertação de toda a terra iraquiana e oxalá terminem com a libertação de Mossul, de todas as terras e o fim do Daesh", declarou al-Abadi em Nova York, onde ele chegou para participar na assembleia da ONU.
Video of Coalition airstrike destroys #ISIL chemical weapons plant near #Mosul #Iraq.#Daesh#US #الموصل #العراق pic.twitter.com/BsmZQUIql7
— Iraqi Day 🇮🇶 (@iraqi_day) 14 сентября 2016 г.
Segundo a Reuters, milhares de civis podem estar agora em Shirqat, que está cercada pelo Daesh. A cidade fica a 100 quilômetros de Mossul – a "capital" dos terroristas no território do Iraque.
NEW YORK,— U.S. President Barack Obama and Iraqi Prime Minister Haider al-Abadi put the Islamic State group on notice Monday that they plan pic.twitter.com/SCogDwgfKY
— يوسف الربيعي (@YoussifBurhan) 20 сентября 2016 г.
A situação no Iraque continua tensa devido às ações do grupo terrorista Daesh, que conquistou parte do país. Os jihadistas estão realizando ataques e atentados, matando civis.
Today I announced the launching of a military operation to retake Shirqat from ISIS!https://t.co/I79nGskKjz
— Plaid al-Abadi (@Plaid_alAbadi) 20 сентября 2016 г.
Mossul é a segunda cidade do Iraque. Desde o verão de 2014 que ela está sob controle dos terroristas. O Exército do Iraque, junto com forças curdas e xiitas e apoiado pela coalizão internacional, está, desde março de 2016, combatendo para libertar a cidade.