A gravação mostra que os caminhões da ONU e do grupo Crescente Vermelho estavam acompanhados por um veículo terrorista com lançadores de morteiro de grosso calibre, segundo o ministério. No entanto, não é possível ver o momento exato das explosões nas imagens divulgadas.
"O exame do vídeo, feito por drones, do movimento do comboio humanitário em áreas controladas por militantes na província de Aleppo revelou novos detalhes. O vídeo mostra claramente como os terroristas estão implantando uma pickup com um morteiro de grosso calibre ali", afirmou o major-general Igor Konashenkov, porta-voz da Defesa russa.
Na última segunda-feira, a Organização das Nações Unidas informou que o seu comboio de 31 caminhões com ajuda humanitária para a população de Urm al-Kubra, área controlada por extremistas, havia sido alvo de um ataque que resultou em várias baixas. De acordo com as autoridades russas, nenhuma aeronave das Forças Armadas da Rússia ou da Síria disparou contra os caminhões, que, segundo indicam as imagens, parecem ter pegado fogo. O Ministério da Defesa russo ainda destacou que a identidade dos responsáveis por esse ataque deve ser conhecida por membros do grupo "Capacetes Brancos" (voluntários que prestam socorro e assistência na Síria) possivelmente ligados a terroristas da Frente al-Nusra (hoje, Frente Fatah al-Sham), que estavam no local e na hora exata do evento com câmeras para registrar o ocorrido.