Apesar das denúncias, WADA garante que não será dissolvida

© AP Photo / Bernat ArmangueWADA
WADA - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente da Agência Mundial Antidoping (WADA), Craig Reedie, desmentiu hoje (21), em entrevista à imprensa russa, os boatos sobre a possível dissolução de sua organização em decorrência do escândalo de doping envolvendo a Rússia e das recentes denúncias de uso de doping por atletas americanos.

A informação sobre mudanças estruturais da agência foi divulgada hoje mais cedo pelo jornal britânico Guardian, após uma reunião da diretoria da WADA em Lausana, na Suíça.

Meldônio - Sputnik Brasil
Putin comenta escândalo do ataque hacker à WADA
"Não. Ninguém me passou tais informações" – disse Reedie, respondendo à pergunta sobre possível dissolução da WADA e a criação de uma nova agência antidoping em seu lugar.

Ele destacou que a comunidade esportiva precisa de uma agência forte e independente para combater o doping, e garantiu que WADA continuará cumprindo este papel.

"Todos entendem que a aliança entre o esporte, os governos e a WADA funciona bem, o movimento olímpico defende a sua manutenção. As coisas que Guardian escreve são uma boa discussão midiática de que nós evoluímos como uma só organização. Para realizar um bom trabalho antidoping com os atletas é necessária uma boa agência responsável e independente. E é exatamente assim que será a WADA" – explicou Reedie.

Ele destacou ainda que a WADA dispõe de provas, e não apenas de indícios, sobre o uso de doping por atletas russos, e que essas provas deverão ser apresentadas no final de outubro através de um relatório completo da comissão independente do advogado canadense Richard McLaren.

A WADA recomendou em julho passado ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e ao Comitê Paralímpico Internacional (CPI) que ambas as seleções russas fossem afastadas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, depois de conhecer o relatório da comissão independente do advogado canadense Richard McLaren, que havia confirmado as denúncias sobre um extenso programa de doping apoiado pelas autoridades russas.

Funcionário do laboratório de Moscou credenciado pela WADA - Sputnik Brasil
Especialistas esportivos: WADA deve ser dissolvida depois do que fez
Em 14 de setembro, hackers do grupo Fancy Bears publicaram documentos secretos denunciando WADA de encobrir o uso de substâncias proibidas por grandes atletas americanas, como as tenistas Serena e Venus Williams, a ginasta Simone Biles e a jogadora de basquetebol Elena Delle Donne.

As denúncias reforçaram ainda mais os já existentes apelos da comunidade esportiva internacional a favor da substituição da WADA por uma nova agência mundial de controle de doping.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала