"Consideramos que o Senado deve ratificar o CTBT. Mas é evidente que nós não vamos fazer isso este ano e é pouco provável que o tratado seja ratificado em breve. Entretanto, queremos terminar este processo e nós nos pronunciamos a favor da proibição completa dos testes nucleares", declarou Rhodes durante a coletiva de imprensa em Nova York.
I am working to ensure President Obama doesn't sidestep Congress on the Comprehensive Nuclear Test Ban Treaty. https://t.co/dsOoNjA8s6
— Sen. James Lankford (@SenatorLankford) 20 сентября 2016 г.
Todos os países europeus, incluindo a Rússia, já tinham ratificado o tratado. Em 2013, Barack Obama tinha declarado que pretendia alcançar a ratificação do tratado até o ano de 2016.
My bill deters @POTUS from bypassing Congress on the Comprehensive Nuclear Test Ban Treaty https://t.co/kR9MxlhoN3 pic.twitter.com/rWQrVvUMW6
— Tom Cotton (@SenTomCotton) 20 сентября 2016 г.
A delegação norte-americana na ONU preparou um projeto de resolução do Conselho da Segurança exortando à ratificação do CTBT. Segundo Rhodes, o objetivo do projeto é "isolar países como a Coreia do Norte, que estão agindo em contradição com as disposições que proíbem a realização de testes nucleares".