Que o mundo espere um pouco: EUA não ratificarão tratado contra testes nucleares em breve

© AP Photo / Andrew HarnikChanceler John Kerry fala com presidente dos EUA Barack Obama
Chanceler John Kerry fala com presidente dos EUA Barack Obama - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os EUA não vão ratificar o Tratado para a Proibição Completa dos Testes Nucleares (CTBT em inglês) até o fim do mandato do presidente Barack Obama, declarou o vice-conselheiro do Presidente dos EUA para a Segurança Nacional Ben Rhodes.

"Consideramos que o Senado deve ratificar o CTBT. Mas é evidente que nós não vamos fazer isso este ano e é pouco provável que o tratado seja ratificado em breve. Entretanto, queremos terminar este processo e nós nos pronunciamos a favor da proibição completa dos testes nucleares", declarou Rhodes durante a coletiva de imprensa em Nova York. 

Samantha Power, representante permanente dos EUA na ONU - Sputnik Brasil
Representante dos EUA chama ações da Rússia na ONU de 'cínicas e hipócritas'
​O Tratado para a Proibição Completa dos Testes Nucleares foi adotado pela resolução da Assembleia General da ONU em 1996, mas até agora ainda não entrou em vigor porque não foi ratificado por certos países, nomeadamente pelos EUA.

Todos os países europeus, incluindo a Rússia, já tinham ratificado o tratado.  Em 2013, Barack Obama tinha declarado que pretendia alcançar a ratificação do tratado até o ano de 2016.

​A delegação norte-americana na ONU preparou um projeto de resolução do Conselho da Segurança exortando à ratificação do CTBT. Segundo Rhodes, o objetivo do projeto é "isolar países como a Coreia do Norte, que estão agindo em contradição com as disposições que proíbem a realização de testes nucleares".   

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала