Enviado da ONU: Rússia e EUA não desistiram do cessar-fogo na Síria

© AFP 2023 / FABRICE COFFRINI Encontro de Kerry e Lavrov com o enviado da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, em Genebra
Encontro de Kerry e Lavrov com o enviado da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, em Genebra - Sputnik Brasil
Nos siga no
O enviado especial da ONU, Staffan de Mistura, declarou hoje (22), ao fim de uma reunião do Grupo Internacional de Apoio à Síria (ISSG), que a Rússia e os EUA continuarão trabalhando sobre uma possível retomada do cessar-fogo na Síria.

“Somente a Rússia e os EUA podem declarar que o fim do regime de cessar-fogo na Síria. O encontro foi difícil, não foi um encontro bom, mas eles [Rússia e EUA] ainda estão se esforçando” – disse de Mistura.

Ele reconheceu ainda que o cessar-fogo instituído recentemente na Síria foi violado por ambos os lados do conflito – tanto pelas forças do governo quanto por grupos da oposição.

Jobar, distrito de Damasco, na Síria - Sputnik Brasil
Ministro alemão: interdição aérea total na Síria é última chance para salvar cessar-fogo
Nas suas palavras, as próximas horas e os próximos dias serão determinantes para a possível manutenção ou o fracasso da trégua. “A alternativa disso é o retorno ao conflito e à guerra” – disse.

Apesar do discurso otimista de Mistura, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, declarou que o regime de cessar-fogo não foi renovado durante a reunião do Grupo Internacional de Apoio à Síria.

Na segunda-feira (19) expirou o cessar-fogo que havia sido acordado entre Rússia e EUA em 9 de setembro para entrar em vigor em 12 de setembro.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала