Segundo o governador Pat McCrory, homens da Guarda Nacional e da Patrulha Rodoviária serão enviados para ajudar a polícia a conter os manifestantes.
I have declared a State of Emergency & initiated efforts to deploy the Nat'l Guard & Highway Patrol to assist local law enforcement in CLT
— Pat McCrory (@PatMcCroryNC) 22 сентября 2016 г.
A onda de protestos na maior cidade do estado teve início na noite da última terça-feira, após a morte de Keith Lamont Scott, que, segundo familiares, aguardava tranquilamente o seu filho voltar da escola quando foi atacado pelos policiais. A polícia afirmou que Scott, morto em seu carro no estacionamento de um complexo de edifícios, estava armado com uma pistola quando surpreendido pelos agentes, que respondiam a um chamado na região. Mas testemunhas negam a versão das autoridades.
Al menos 8 heridos en las protestas por el afroamericano Keith Scott, asesinado por la Policía https://t.co/Tsa1B9xQkK #Charlotte pic.twitter.com/HfO9vcULg7
— RT en Español (@ActualidadRT) 22 сентября 2016 г.
Mais cedo, a Sputnik e outros órgãos de imprensa informaram, com base em informações oficiais, a morte de um manifestante durante um tiroteio na noite desta quarta-feira em Charlotte. Mas, pouco depois, a prefeitura informou que a pessoa atingida não faleceu, se encontra em estado crítico no hospital.
CORRECTION UPDATE: Civilian who suffered gunshot wound during protests is on life support, critical condition. Not deceased.
— City of Charlotte (@CLTgov) 22 сентября 2016 г.
Ainda de acordo com as autoridades municipais, o manifestante teria sido atingido por outro civil.
ALERT: Fatal shot uptown was civilian on civilian. @CMPD did not fire shot.
— City of Charlotte (@CLTgov) 22 сентября 2016 г.