"Os representantes da OTAN continuam aumentando as capacidades antimísseis na Europa no âmbito do assim chamado 'conceito estratégico por etapas'. Temos exprimido repetidamente preocupação devido à instalação de elementos da infraestrutura estratégica perto das nossas fronteiras, o que ameaça diretamente os nossos interesses na área da segurança", declarou Ryabkov.
"Até o momento este nível ainda não foi atingido, mas a capacidade do escudo antimíssil da OTAN e dos EUA vai ser aumentada", disse o vice-ministro. "Achamos sintomática neste processo a má vontade de Washington e Bruxelas de corrigir seus planos de defesa antimíssil, apesar da celebração dos acordos sobre o programa nuclear iraniano".
❗ #US plans to deploy additional nuclear arms to #Europe turn this type of weapons from political to battlefield weapon — Ryabkov #Russia.
— Already Happened (@M3t4_tr0n) 22 сентября 2016 г.
Ele apontou também que Moscou "vai continuar acompanhando atentamente a situação e mostrar aos europeus as consequências negativas da realização do projeto dos EUA".