Rússia espera respostas da OTAN sobre propostas que envolvem o Mar Báltico

Nos siga no
O chanceler russo, Sergei Lavrov, em reunião com o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse que Moscou está esperando respostas sobre suas propostas, que foram feitas na última reunião do Conselho OTAN-Rússia.

"A Rússia informa que está esperando respostas por escrito sobre nossas propostas, que foram apresentadas na última reunião. <…> Foram discutidas questões relacionadas à segurança do tráfego na região do Báltico", disse o vice-chanceler russo, Aleksei Meshkov.

O diplomata observou que "foram discutidos problemas regionais, incluindo a situação na Síria".

Eurofighter Typhoon e An-26 - Sputnik Brasil
OTAN intercepta avião russo no mar Báltico
"Como vocês devem saber, tal iniciativa partiu dos nossos parceiros finlandeses. A Rússia apoiou fortemente esta proposta. No presente momento, inclusive com a participação da NATO, está sendo discutida a modalidade da realização desta reunião entre especialistas. Para realizar a reunião, precisamos de uma resposta por escrito <…> da OTAN, mas de qualquer forma, a Rússia está pronta para discutir os temas de interesse mútuo, e não de interesse unilateral", adicionou Meshkov.

A reunião do Conselho OTAN-Rússia se realizou em julho em Bruxelas. Durante a reunião, mesmo as partes discordando sobre as causas da crise atual nas relações, elas chegaram à primeira iniciativa que poderá levar à normalização das relações: instalar medidas de segurança durante os voos de aviões (incluindo aviões de guerra) sobre o Mar Báltico.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала