Em entrevista à Rádio Sputnik, o especialista na área militar, Mikhail Khodarenok, disse que este é um grande gasto para o país.
De acordo com o Ministério da Defesa do país, tais sistemas serão instalados nas duas baterias do exército da Lituânia, com cada uma recebendo dois sistemas de lançamento equipados com radar e central de controle de fogo.
No ano em curso, 575 milhões de euros foram destinados à defesa do país, o que corresponde a 1,48% do PIB. No próximo ano, o orçamento da Lituânia na área da defesa poderá chegar a 725 milhões de euros (1,77% do PIB).
Segundo Khodarenok, "os países bálticos estão em uma etapa de criação das suas Forças Armadas".
De acordo com ele, "a Lituânia tem apenas dois aviões de treinamento, nove helicópteros de transporte, e até hoje nunca teve sistemas de mísseis".
"Já que o orçamento do país é insignificativo, o gasto de 100 milhões de dólares é considerável para a Lituânia", opina Khodarenok.
Khodarenok prevê que o apetite militar da Lituânia aumente, pois após a compra dos sistemas, o dinheiro será destinado ao treinamento do pessoal e outros fins militares.