"Exatamente hoje, o Conselho da União Europeia tomará a decisão de suspender as FARC de sua lista de organizações terroristas. Essa decisão entrará em vigor mediante a assinatura do Acordo de Paz", afirmou Federica Mogherini, alta representante da UE para Política Externa e Segurança, em comunicado oficial.
#Colombia manda mensaje de paz. Union Europea apoya y suspende a las FARC de la lista de org terroristas #SiALaPaz pic.twitter.com/bbBdwGfgiB
— Federica Mogherini (@FedericaMog) 26 сентября 2016 г.
"Nós, na verdade, estamos prontos para lançar um pacote de ajuda, incluindo um fundo de segurança no valor de quase 600 milhões de euros, com a contribuição ativa de muitos dos nossos Estados-membros", disse ela.
A assinatura desse tão aguardado acordo será feita pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e pelo líder das FARC, Rodrigo Londoño, na cidade de Cartagena das Índias, às 17h (horário local). A cerimônia contará com a presença de 2.500 convidados, entre os quais estarão entre 17 chefes de Estado, 25 chanceleres e 10 representantes de organizações internacionais.