"A Rússia e a Coreia do Norte são dois países que, apesar de serem muito diferentes, estão se destacando na agenda nuclear atual", disse Carter numa reunião com os militares em Dakota do Norte.
Segundo Carter, os EUA junto aos aliados na OTAN estão fazendo todo o possível para "não permitir à Rússia pensar sobre o uso das armas nucleares".
Pentagon: Russia and North Korea pose a nuclear threat to the United States https://t.co/oePb76tAtI pic.twitter.com/0X0UgosYgx #news #Russia
— Rus to En Fr Es News (@Rus_Eng_News) 27 сентября 2016 г.
Assim, segundo ele, os EUA não querem iniciar conflitos, mas tentam preveni-los.
"Qualquer fato de uso de armas nucleares irá provocar a resposta efetiva e superior", acrescentou ele.
Entretanto, Carter falou também sobre a parte positiva no desenvolvimento das tecnologias nucleares, acrescentando o papel da Índia e da China, que estão "agindo de forma responsável e profissional". Os EUA também não veem problemas por parte do Irã.
Threat Of Nuclear Attack Gets Real Says Pentagon Chief https://t.co/QojItLo56b pic.twitter.com/VcdrTmgcZm
— SGTreport (@SGTreport) 7 марта 2016 г.
"Isto não reforçará a segurança na Europa. Prestem atenção que a Rússia retirou todas suas armas nucleares do estrangeiro já nos 1989-1990. Todas as armas nucleares, incluindo armas táticas, ficam só no nosso território", acrescentou o chefe do departamento do Ministério da Defesa da Rússia para questões de não-proliferação e controle de armas, Mikhail Ulyanov.