A chance de chegar a um consenso sobre a questão do possível congelamento da produção de petróleo depende de um fato simples – de os países-membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) chegarem ou não a acordo com o Irã.
A respectiva informação foi divulgada pelo alto representante da delegação dos Emirados Árabes Unidos, Ahmed Mohammed al-Kaabi.
O Irã só estava pronto para tomar tal decisão após atingir os níveis da produção que tinha antes das sanções. Na altura, a Arábia Saudita se mostrou contra este privilégio para o Irã.
"Tudo dependerá do que a OPEP conseguir acordar com o Irã", disse al-Kaabi à agência RIA Novosti.
A respectiva declaração foi feita no âmbito do XV fórum energético que está sendo realizado na Argélia entre dias 26 e 28 de setembro. No âmbito do fórum também será realizado um encontro informal dos países-membros da OPEP.
Segundo ele, a decisão visando estabilizar o mercado ocorrerá só em novembro.
Vários participantes do encontro também tinham dito que a reunião na Argélia só tem um caráter consultivo e que a decisão final poderia ser tomada no âmbito da reunião anual da OPEP, prevista para ter lugar em Viena (Áustria) em 30 de novembro.