A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou há pouco que já teria controlado o motim. “Presos evadidos foram recapturados e encaminhados para a Penitenciária de Ribeirão Preto” – diz o comunicado. A entidade, no entanto, ainda não divulgou o número oficial de presos que escaparam, nem o total de recapturados. Algumas mídias informam que apenas uma centena de preso teria sido recapturada.
— Everton Silva (@Everton85706178) 29 de setembro de 2016
De acordo com a SAP, a rebelião começou durante uma revista de rotina e não envolveu reféns. Os presos derrubaram uma grade de quatro metros de altura que cercava o presídio e fugiram a pé pela Rodovia Cândido Portinari. Até o momento não há informações sobre feridos.
Policiais da Tropa de Choque e do grupamento aéreo da Polícia Militar foram mobilizados para auxiliar na captura de presos. Segundo a polícia, alguns fugitivos teriam se escondido em canaviais às margens da via. O Corpo de Bombeiros informou que alguns presos também podem ter escapado pelo Rio Pardo.
A população do Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis é de 1.864 detidos, bem acima da capacidade de 1.080 presos.
— orivaldo jorge (@orimergulhasub) 29 de setembro de 2016