"As consequências são tais que a guerra civil na Síria vai continuar, os extremistas e grupos extremistas vão continuar se aproveitando do vazio de poder na Síria para expandir suas missões, que vão sem dúvida incluir ataques contra os interesses russos e, possivelmente, atentados em cidades russas. E a Rússia vai continuar a enviar para casa caixões de militares. Eles (russos) vão continuar perdendo recursos e é possível que percam aviões de novo", disse Kirby respondendo à questão sobre as possíveis consequências da continuação da violência na Síria.
John Kirby from the US State Department commanded "Attack!" https://t.co/YItCKfFZmk
— Ninette (@NinetteY) 29 сентября 2016 г.
A violência é, segundo os EUA, a operação do exército sírio, apoiada pela Rússia, contra terroristas e militantes. O Departamento do Estado dos EUA está repetidamente acusando Moscou e Damasco de ataques contra alvos civis e oposição moderada, mas não apresenta quaisquer provas.
If the war continues “more Russian lives will be lost, more Russian aircraft will be shot down,” John Kirby US State Dept.
— Shay😍Bernie (@LiberalLaChick) 29 сентября 2016 г.
Moscou tem repetidamente classificado estas acusações como infundadas, acrescentando que todos os ataques são realizados apenas contra os terroristas, após a verificação dos alvos e com base em dados comprovados.