Ucrânia realiza homenagem aos judeus mortos em massacre nazista há 75 anos

© AFP 2023 / SERGEI SUPINSKYCerca de 34 mil judeus ucranianos foram mortos no massacre de Babi Yar, nos dias 29 e 30 de setembro de 1941
Cerca de 34 mil judeus ucranianos foram mortos no massacre de Babi Yar, nos dias 29 e 30 de setembro de 1941 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Ucrânia realizará uma cerimônia nesta quinta-feira aos quase 34 mil judeus assassinados há 75 anos em uma das maiores chacinas do Holocausto nazista, o massacre de Babi Yar.

Em 29 e 30 de setembro de 1941, 33.771 judeus ucranianos, da antiga União Soviética, foram mortos na ravina de Babi Yar, em Kiev, evento que provoca até hoje um amplo debate sobre a ação dos colaboradores locais nas atrocidades cometidas pelas forças de Adolf Hitler.

A homenagem de hoje, segundo a agência AFP, contaria com a presença do presidente de Israel, Reuven Rivlin, ao lado do líder ucraniano, Pyotr Poroshenko, e do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. No entanto, Rivlin decidiu encurtar sua visita a Kiev por conta da morte do célebre político israelense Shimon Peres.

Durante sua passagem pela Ucrânia nesta semana, o presidente de Israel provocou mal-estar entre certos setores da sociedade ucraniana ao criticar a ajuda oferecida por grupos nacionalistas locais às tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. Em discurso no parlamento do país, Rivlin destacou que muitos ucranianos foram cúmplices dos nazistas e alertou para o perigo de se esquecer ou negar a gravidade do Holocausto.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала