De acordo com pesquisadores do Imperial College de Londres, quando baixamos um gigabyte (GB) de dados, chegamos a desperdiçar até 200 litros de água. É uma estatística chocante se levarmos em consideração que em 2015, os usuários de smartphone na Europa Ocidental consumiram 1,9 GB de dados por mês, enquanto os norte-americanos chegaram a fazer downloads equivalentes a 3,7 GB no mesmo período de tempo, de acordo com relatório da empresa Ericsson.
Tal quantidade de água desperdiçada durante a navegação na Internet, por sua vez, é explicada pelo elevado consumo de energia exigida pelo processo de troca de dados, esfriamento dos centros – que os armazenam – e manutenção dos centros.
No entanto, um dos pesquisadores do Imperial College, Bora Ristic, pediu para mantermos a calma, observando que deve levar em conta que há "um grande grau de incerteza" ao redor de tais estimativas. Segundo ele, o consumo de água por GB pode ser de um litro de água.
Esta incerteza, por sua vez, propulsionou a realização de uma investigação detalhada do consumo hídrico durante o uso da Internet e o impacto ambiental. Esperemos o resultado da investigação.