Por que gastamos enormes quantidades de água quando utilizamos Internet?

© REUTERS / Shamil Zhumatov Modelo sentada com celular nos bastidores na Semana da Moda, na cidade de Almaty, Cazaquistão
Modelo sentada com celular nos bastidores na Semana da Moda, na cidade de Almaty, Cazaquistão - Sputnik Brasil
Nos siga no
Toda vez que damos uma olhada nas redes sociais, enviamos um e-mail ou assistimos a um vídeo online, gastamos um grande volume de água, advertem os cientistas. Levando em consideração a situação mundial atual, tendo a escassez deste recurso como um dos problemas enfrentados pelo planeta, esta informação é muito importante.

Ilustração, código binário - Sputnik Brasil
Governo russo busca métodos para decodificação de tráfego da Internet em tempo real
De acordo com pesquisadores do Imperial College de Londres, quando baixamos um gigabyte (GB) de dados, chegamos a desperdiçar até 200 litros de água. É uma estatística chocante se levarmos em consideração que em 2015, os usuários de smartphone na Europa Ocidental consumiram 1,9 GB de dados por mês, enquanto os norte-americanos chegaram a fazer downloads equivalentes a 3,7 GB no mesmo período de tempo, de acordo com relatório da empresa Ericsson.

Tal quantidade de água desperdiçada durante a navegação na Internet, por sua vez, é explicada pelo elevado consumo de energia exigida pelo processo de troca de dados, esfriamento dos centros – que os armazenam – e manutenção dos centros.

No entanto, um dos pesquisadores do Imperial College, Bora Ristic, pediu para mantermos a calma, observando que deve levar em conta que há "um grande grau de incerteza" ao redor de tais estimativas. Segundo ele, o consumo de água por GB pode ser de um litro de água.

Esta incerteza, por sua vez, propulsionou a realização de uma investigação detalhada do consumo hídrico durante o uso da Internet e o impacto ambiental. Esperemos o resultado da investigação.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала