"O santo padre estará trazendo uma mensagem de paz e reconciliação para toda a região do Cáucaso", disse seu porta-voz Greg Burke em briefing à imprensa.
Francisco será recebido primeiramente pelo presidente Giorgi Margvelashvili e pelo atual líder da Igreja Ortodoxa da Geórgia, Patriarca Ilia II.
No domingo (2), o líder da Igreja Católica parte para o Azerbaijão, onde se reunirá com o presidente Ilham Aliyev, dentre outras autoridades locais.
Hoje parto para a Geórgia e o Azerbaijão. Acompanhem-me com suas orações para semear juntos paz, unidade e reconciliação.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) 30 сентября 2016 г.
Armênia, Geórgia e Azerbaijão surgiram como novos Estados na região do Cáucaso após o fim da União Soviética. Além de passarem por graves dificuldades econômicas, as três repúblicas têm enfrentado uma série de conflitos territoriais.
A Armênia e o Azerbaijão, por exemplo, disputam o controle sobre Karabakh, que juridicamente pertence ao território do Azerbaijão, mas que é reivindicado e ocupado pela Armênia. A Geórgia, por sua vez, teve movimentos separatistas na região da Abkházia, assim como na Ossétia do Sul. A independência de ambos os territórios foi reconhecida pela Rússia em 2008.