O que o Papa foi fazer no Cáucaso

© Mazur/ Catholic Church England and WalesPapa Francisco
Papa Francisco - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Papa Francisco partiu nesta sexta-feira (30) para a Geórgia e o Azerbaijão, em viagem que as autoridades do Vaticano anunciaram como uma missão para promover a paz na região.

"O santo padre estará trazendo uma mensagem de paz e reconciliação para toda a região do Cáucaso", disse seu porta-voz Greg Burke em briefing à imprensa. 

Papa Francisco, líder mundial da Igreja Católica Romana - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Papa reza pelo Brasil ‘neste momento triste’ e cancela viagem ao país
O tema oficial da viagem papal, que acontece três meses depois de uma visita à Armênia, foi definido como "Pax vobis" (a paz esteja convosco).

Francisco será recebido primeiramente pelo presidente Giorgi Margvelashvili e pelo atual líder da Igreja Ortodoxa da Geórgia, Patriarca Ilia II. 

No domingo (2), o líder da Igreja Católica parte para o Azerbaijão, onde se reunirá com o presidente Ilham Aliyev, dentre outras autoridades locais.

Armênia, Geórgia e Azerbaijão surgiram como novos Estados na região do Cáucaso após o fim da União Soviética. Além de passarem por graves dificuldades econômicas, as três repúblicas têm enfrentado uma série de conflitos territoriais.

A Armênia e o Azerbaijão, por exemplo, disputam o controle sobre Karabakh, que juridicamente pertence ao território do Azerbaijão, mas que é reivindicado e ocupado pela Armênia. A Geórgia, por sua vez, teve movimentos separatistas na região da Abkházia, assim como na Ossétia do Sul. A independência de ambos os territórios foi reconhecida pela Rússia em 2008.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала