O conjunto de moedas de reserva utilizadas pelo Fundo Monetário Internacional (o dólar americano, o euro, a libra esterlina e o iene japonês) será em breve completado pelo yuan chinês, também conhecido como 'renminbi'. É a quinta moeda mais utilizada em transações internacionais.
"O yuan é agora uma das moedas mais importantes do mundo. É a quinta mais utilizada. Lembre-se que, 15 anos atrás, ninguém sabia que havia uma moeda chinesa. Ela tem subido muitíssimo e vai ser ainda mais importante no futuro", disse Jim Rogers ao canal televisivo RT.
dólar (41,73%), e o segundo pelo euro (30, 93%).
Entretanto, o próprio fato de o renminbi estar na cesta do FMI não tem assim tanta importância. O mais importante são os fluxos comerciais.
O yuan é a única divisa que pode desafiar o status do dólar como moeda de reserva global, frisa o empresário. A alteração do líder no mercado financeiro não vai acontecer em breve, mas o yuan "está se aproximando e muito rápido".
"O dólar americano não é uma moeda perfeita; o renminbi tem seus problemas, o principal agora é que você não pode comprar e vender. É uma moeda bloqueada. Mas, eventualmente, isso vai mudar e provavelmente vai desafiar o dólar norte-americano", concluiu Jim Rogers.