"Acontece que Washington simplesmente não cumpriu uma disposição essencial dos arranjos para facilitar a situação humanitária dos habitantes de Aleppo, declarou a porta-voz da diplomacia russa", Maria Zakharova. "E agora, aparentemente incapazes de cumprir esses acordos que eles mesmos elaboraram, os americanos estão tentando jogar a responsabilidade nas costas de outros".
Mais cedo, o Departamento de Estado dos EUA informou que estava suspendendo os canais bilaterais com a Rússia na Síria porque os russos não teriam cumprido a sua parte no acordo de cessar-fogo firmado entre os dois países no início do mês passado.
Press Office Director on suspended participation in channels with #Russia established to sustain CoH in #Syria https://t.co/UNMPhohtPI
— Department of State (@StateDept) 3 октября 2016 г.
Esse acordo, anunciado pelo chanceler russo, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, no último dia 9, previa um novo regime de trégua na República Árabe e, entre outras coisas, até a possibilidade de operações conjuntas entre russos e americanos no país. No entanto, segundo Damasco, grupos rebeldes com os quais Washington tinha se comprometido a negociar continuaram os ataques contra posições do exército sírio, que não demorou muito para responder a essas violações e suspender a sua participação no acordo.