Programas de magia e atividades paranormais são bastante populares na Rússia e agora estão envolvidos em escândalo: o tribunal deverá decidir se os mágicos e médiuns, que fazem parte de programas de televisão, possuem realmente força extrassensorial ou se são somente efeitos especiais da televisão.
O astrólogo indiano, Puneet Nahata, que vive e trabalha na Rússia, apresentou queixa ao tribunal contra os programas e lançou a pergunta: "Como na Rússia, um país rico culturalmente, tão rico, programas de baixa qualidade sobre magia são tão populares?".
O indiano apelou ao tribunal do bairro Zamoskvorechie de Moscou, em abril deste ano, solicitando que parassem de transmitir programas deste tipo, com participação de médiuns e mágicos. De acordo com a solicitação, os programas violam a lei de publicidade, ou seja, o direito que o telespectador tem de receber informação verdadeira.
Em junho, o tribunal não acatou o pedido de Nahata, pois ele não apresentou provas plausíveis para abertura de processo. Depois disso, o astrólogo passou todo o terceiro trimestre deste ano juntando provas e testemunhas para apelar novamente. Em outubro, o caso dele contou com o apoio de testemunha e médium russa, Iolanta Voronova.
Ambos acreditam que programas de televisão deste tipo podem causar danos à sociedade. Eles estão prontos para defender suas posições perante a justiça.