“Tomamos a decisão de que, a partir de amanhã, evacuaremos todas as regiões costeiras” – anunciou Haley durante uma entrevista coletiva nesta terça-feira (4).
Além disso, a governadora declarou estado de emergência em todo o território da Carolina do Sul. A expectativa é que o furacão atinja o estado no sábado (8), quando os ventos na região poderão alcançar velocidade de até 160km por hora.
— Carolina Trip Guides (@CarolinaGuides) 4 октября 2016 г.
Até agora, segundo dados oficiais, o furacão Matthew, classificado como de categoria quatro, com ventos de até 230 km por hora, provocou a morte de sete pessoas, sendo quatro na República Dominicana, dois no Haiti e um na Colômbia. No entanto, o portal dominicano Listin Diario informou hoje sobre a morte de pelo menos nove pessoas no Haiti. A informação não chegou a ser confirmada pelas autoridades.
A ameaça do Matthew fez com que as autoridades de Cuba evacuassem nesta terça-feira 1,2 mil turistas estrangeiros da costa leste da ilha caribenha.
Uma tempestade passa a ser classificada como um furacão de categoria um quando a velocidade de seus ventos excede os 119 km por hora. Ventos acima de 250 km por hora representam um furacão de categoria cinco, podendo levar a consequências catastróficas.