Duterte ressaltou que além de planos de desenvolver laços comerciais com a China, ele pretende buscar aliança com a Rússia. Em resposta, o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, comunicou na segunda-feira (03) que a Rússia é a favor das "relações mutuamente vantajosas e construtivas com Washington, Pequim e Manila em todas as áreas".
Ph Marine Corps Commandant Maj Gen Andre Costales Jr: Our role is to improve military capability I @NewsLightTV pic.twitter.com/SF33QXGo83
— Mark Makalalad (@markmyword26) 4 октября 2016 г.
Cabe ressaltar que o relacionamento entre as Filipinas e os EUA tem sofrido uma piora após Washington ter criticado a morte de pessoas ligadas ao tráfico de drogas no país asiático. Além disso, na véspera da cúpula do G20, realizada na China, o líder filipino xingou o presidente norte-americano, Barack Obama, de "filho da p…".
É de lembrar, que em 13 de setembro, Duterte comunicou que seria melhor se as forças estadunidenses de se retirassem do sul das Filipinas, mas depois anunciou que não planeja prejudicar laços com os EUA.