Ultranacionalistas combatem contra exército ucraniano em Donbass

© AFP 2023 / GENYA SAVILOVMembros do grupo ultranacionalista ucraniano Setor de Direita
Membros do grupo ultranacionalista ucraniano Setor de Direita - Sputnik Brasil
Nos siga no
O serviço de inteligência da autoproclamada República Popular de Lugansk (LNR, na sigla em russo) registrou um combate entre voluntários da organização extremista Setor de Direita (proibida na Rússia) e soldados do exército ucraniano.

A respectiva informação foi divulgada nesta terça-feira (4) durante um briefing pelo representante oficial da milícia da LNR, Andrei Marochko.

"Em 3 de outubro, na região da povocação de Kazachy, na zona da cidade de Stanitsa Luganskaya, durante duas horas teve lugar um combate com o uso de armas pesadas entre soldados da 28a brigada mecanizada das Forças Armadas da Ucrânia e combatentes do Setor de Direita", disse Marochko.

Tyres are set on fire during a rally held by members of the far-right radical group Right Sector, representatives of the Ukrainian volunteer corps and their supporters in central Kiev, Ukraine - Sputnik Brasil
Procuradoria: Setor de Direita tentou organizar tumultos na Rússia
O Setor de Direita é um movimento que reúne uma série de organizações radicais nacionalistas na Ucrânia. Em janeiro e fevereiro de 2014, membros do grupo participaram de confrontos com a polícia, bem como da invasão de diversos prédios administrativos do país, e, desde abril do ano passado, promovem repressão dos protestos no sudeste ucraniano.

Em novembro de 2014 a Corte Suprema da Rússia reconheceu o Setor de Direita como uma organização extremista e proibiu a sua atividade em território russo. Em janeiro de 2015, o grupo foi incluído na lista de organizações proibidas na Rússia. O líder do movimento, Dmitry Yarosh, enfrenta igualmente na Rússia acusações de incitação à atividade terrorista, além de ser procurado pela Interpol.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала